Quase consigo ouvir os gemidos coletivos daqui na Tailândia. Também não é o único jogo móvel da nossa lista, se você é uma das pessoas que se recusa a reconhecer os jogos móveis como jogos reais.
No entanto, com a explosão maciça de smartphones e sua integração à nossa vida cotidiana, era apenas uma questão de tempo até que as pessoas se vissem viciadas em jogos na tela pequena.
Embora os jogos para celular possam ser ótimos para desperdiçar meia hora no seu trajeto, o estado atual dos jogos para celular está em frangalhos.
A indústria transformou de minijogos divertidos em desenvolvedores, vendo até que ponto eles podem ordenhar seus jogadores pelo máximo de dinheiro possível. Realmente não há justificativa para o grande número de táticas que a indústria está usando para manter as pessoas jogando por mais tempo, exceto para obter mais dinheiro.
É difícil apontar o dedo para os videogames e dizer “você é viciante”, mas podemos dizer com firmeza que é o contrário quando os jogos para celular se envolvem.
Há inúmeras histórias de pessoas que perderam milhares de dólares em microtransações. Se você tem 4 ou 40 anos, não importa – o Big Gaming não discrimina.
Eles chegam a ter nomes específicos para pessoas que gastam muito dinheiro em seus aplicativos. Quer adivinhar o que é?
Whales ou Baleias.
Tudo o que você representa é um peixe grande em um anzol e sua única preocupação é como eles podem mantê-lo mordendo por mais.
Se você ainda não o viu, definitivamente deveria assistir a este vídeo em uma conferência para desenvolvedores de jogos para aprender tudo sobre ‘caça às baleias’:
É realmente revelador.
Isso se tornou um discurso retórico sobre jogos para dispositivos móveis, em vez de realmente falar sobre Clash of Clans. Mas você entendeu. Aqui estão alguns fatos para finalizar:
- Lucro total estimado desde 2012: US$ 6,4 bilhões
- Mais de 600 milhões de jogadores desde o seu lançamento
- Ganha mais de US$ 2 milhões por dia
- A maior parte do dinheiro gasto no jogo por um jogador: US$ 1 milhão +
Tipo de jogo: gratuito, social, móvel, crescimento