Seu meio de Utilidade Pública

Investimento na cultura escolar cria ambiente positivo

Investimento na cultura escolar cria ambiente positivo

Investimento na cultura escolar cria ambiente positivo

Assim que você entra na escola, os sentidos são disparados. É bastante fácil ler a cultura de uma escola nessas primeiras etapas. A cultura escolar é um conceito carregado. Quando falamos de cultura escolar, definimos como “regras escritas e não escritas que moldam e influenciam todos os aspectos de como uma escola funciona”.

“Todos os aspectos” da cultura escolar incluirão aspectos como suas crenças e valores, idioma e relacionamentos, diversidade e espaço. Essas camadas da cultura escolar em si também são complexas e levam tempo e planejamento estratégico para garantir que todas elas façam uma bela colagem da cultura escolar positiva. Vamos examinar cada um desses aspectos um pouco mais de perto.

Crenças compartilhadas:

Crenças compartilhadas por funcionários e alunos serão evidentes em suas ações e impactarão a cultura da escola. Crenças sobre por que os alunos aprendem da maneira que aprendem, por que os funcionários precisam do que precisam para atender às necessidades de todos os alunos, crenças sobre como os alunos aprendem, como os professores facilitam o aprendizado e como todos os membros da comunidade escolar interagem juntos, criam uma forte base para uma cultura escolar positiva. Passar um tempo desenvolvendo o entendimento das crenças da escola, vivendo as crenças e refletindo-as juntas aumenta a profundidade da cultura da escola.

Valores fortes:

Quando as pessoas mantêm crenças comuns, seus valores se tornam evidentes. Quando os alunos valorizam o aprendizado em oportunidades abertas, a cultura escolar é representativa de hábitos positivos de aprendizado. Quando os funcionários valorizam outros funcionários, pais e alunos, as oportunidades de aprendizado são ricas e significativas. Quando os pais valorizam a abordagem da escola de apoiar seus filhos, a cultura escolar é magnética. É um compromisso de todas as partes querer se unir no desenvolvimento de um ambiente que seja o lugar certo para todos.  

Língua:

Uma cultura escolar positiva é representativa da linguagem comum usada, exemplificando crenças, valores, força nos relacionamentos e respeito à diversidade na comunidade. Palavras como tolerância, empatia, diversidade e respeito não são apenas faladas, mas representadas com autenticidade. Os funcionários usam uma linguagem de apoio entre si e pedem técnicas de questionamento instigantes com seus alunos. Os alunos estão usando uma linguagem de curiosidade para conhecer e cuidar de suas interações. Há conversas naturais em torno da aprendizagem em todo o edifício.

Relacionamentos:

Relacionamentos são fundamentais, o que não é uma surpresa ou segredo. Se conhecer, todos. Planejar eventos e oportunidades no calendário para as pessoas da comunidade escolar se socializarem é mais importante do que geralmente é realizado. Isso fornece uma chance para as pessoas construírem redes, aprenderem sobre conjuntos de habilidades e áreas de interesse que são úteis para desenvolver a força na comunidade. Criar relacionamentos de confiança e compartilhar responsabilidades com outros funcionários e alunos aumenta o número de vozes ouvidas. Abrir espaço para a voz na tomada de decisões e permitir que os criadores de idéias compartilhem seus pensamentos cria um ambiente no qual as pessoas desejam agir.

Espaço:

A primeira coisa que as pessoas vêem quando andam em uma escola é o espaço real. Quando a comunidade cuida do ambiente físico, mantendo-o limpo, organizado, exibindo o trabalho do aluno e publicando informações para os próximos eventos, ele envia a mensagem de que a escola está prosperando. Orgulhando-se do espaço em que as pessoas se reúnem todos os dias para aprender juntos fala muito sobre os valores e as crenças da cultura escolar.

Diversidade:

Compartilhar e celebrar diferenças nos estilos de aprendizagem, cultura e histórico possibilita o desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva e globalmente competente. A exibição de artefatos no espaço físico para mostrar o orgulho que a comunidade tem pela diversidade de seus constituintes mostra uma crença de que todos os membros da comunidade são importantes e têm muito a oferecer. Vários e variados tipos de oportunidades para qualquer membro da comunidade escolar compartilhar seu pensamento e aprendizado celebram a diversidade e abrem a porta para o desenvolvimento de habilidades importantes.

O tempo gasto investindo na cultura da escola é um investimento no dia a dia das pessoas da comunidade escolar. Criar uma cultura positiva permite um ambiente seguro e envolvente para todos aprenderem e crescerem, além de garantir que todos estejam satisfeitos em fazer parte da comunidade todos os dias.

About Author

Fechar