Até agora, você provavelmente já ouviu falar de carros autônomos. Eles vêm em todas as formas e tamanhos e também servem a muitos propósitos diferentes. Mas não importa que tipo de carro seja, ele terá uma coisa em comum com todos os outros tipos de veículos autônomos: o uso de estradas.
Eles são carros, afinal. Então eles estarão correndo nas estradas que os carros comuns também usam. Mas a China quer garantir que eles possam rodar da melhor maneira possível, construindo uma “superestrada” dedicada que será destinada especificamente a veículos autônomos. Isso está de acordo com um relatório que disse que os esforços para fazê-lo já estão em andamento na abastada província chinesa de Zhejiang.
Segundo o relatório, Zhejiang, a província mais desenvolvida economicamente da China, apresentará quatro características-chave em sua próxima superestrada de veículos autônomos . São eco-amigáveis, viagens rápidas, altos padrões de segurança e controle de tráfego inteligente. Ela será construída paralelamente a outra rodovia que está programada para ser concluída em algum momento no futuro, a Rodovia Hangzhou-Ningbo, com base em informações do jornal nacional chinês Science and Technology Daily .
O relatório acrescentou ainda que a chave para a construção dessa estrada autônoma é o desenvolvimento de um sistema baseado em sensor sinérgico e totalmente integrado que será usado por todos os motoristas, veículos e controle de tráfego. Isso resultaria em um sistema altamente integrado de monitoramento e alerta de rede de estradas, que pode ser ligado o tempo todo para permitir viagens em alta velocidade sem falhar em nenhum nível no que diz respeito à segurança.
De acordo com Ren Zhong, vice-chefe do departamento de transporte provincial, a direção autônoma será apoiada por toda a rodovia assim que estiver pronta para uso público. A questão principal agora é quanto tempo a rodovia proposta terá.
Em termos de dados, diz-se que a rodovia autônoma apresenta uma plataforma de “controle de nuvem” orientada por Big Data, que deverá aumentar a velocidade média do tráfego em cerca de 20 a 30%. Provavelmente, isso tem algo a ver com coordenar os níveis de congestionamento em toda a rodovia, “informando” os carros autônomos quanto mais rápido – ou talvez mais devagar – eles podem ir. A velocidade máxima na rodovia ainda não foi especificada, embora, de acordo com o vice-governador de Zhejiang, Gao Xingfu, ela seja determinada com base em novos progressos na pesquisa e desenvolvimento do projeto.
Dizem que as equipes encarregadas do planejamento e da eventual construção da rodovia autônoma planejam instalar painéis solares e outras instalações de energia fotovoltaica, a fim de permitir métodos de carregamento de plug-in para todo e qualquer veículo elétrico. A longo prazo, diz-se que o objetivo final é a adição de recursos de carregamento sem fio para que os veículos nem precisem ser parados antes que possam recarregar suas baterias a bordo.
Levará alguns anos para que a construção termine, mas espera-se que termine algum tempo antes da abertura dos Jogos Asiáticos de 2022, que será realizada em Hangzhou, na China. Hangzhou é a capital de Zhejiang e serve como o centro cultural, econômico e político da região. Até agora, parece que muitos dos recursos planejados para a rodovia autônoma serão muito convenientes para veículos e motoristas.