Seu meio de Utilidade Pública

China projeta primeira estrada para veículos autônomos

China projeta primeira estrada para veículos autônomos

China projeta primeira estrada para veículos autônomos

Eles são carros, afinal. Então eles estarão correndo nas estradas que os carros comuns também usam. Mas a China quer garantir que eles possam rodar da melhor maneira possível, construindo uma “superestrada” dedicada que será destinada especificamente a veículos autônomos. Isso está de acordo com um relatório que disse que os esforços para fazê-lo já estão em andamento na abastada província chinesa de Zhejiang.

Segundo o relatório, Zhejiang, a província mais desenvolvida economicamente da China, apresentará quatro características-chave em sua próxima superestrada de veículos autônomos . São eco-amigáveis, viagens rápidas, altos padrões de segurança e controle de tráfego inteligente. Ela será construída paralelamente a outra rodovia que está programada para ser concluída em algum momento no futuro, a Rodovia Hangzhou-Ningbo, com base em informações do jornal nacional chinês Science and Technology Daily .

O relatório acrescentou ainda que a chave para a construção dessa estrada autônoma é o desenvolvimento de um sistema baseado em sensor sinérgico e totalmente integrado que será usado por todos os motoristas, veículos e controle de tráfego. Isso resultaria em um sistema altamente integrado de monitoramento e alerta de rede de estradas, que pode ser ligado o tempo todo para permitir viagens em alta velocidade sem falhar em nenhum nível no que diz respeito à segurança.

De acordo com Ren Zhong, vice-chefe do departamento de transporte provincial, a direção autônoma será apoiada por toda a rodovia assim que estiver pronta para uso público. A questão principal agora é quanto tempo a rodovia proposta terá.

Em termos de dados, diz-se que a rodovia autônoma apresenta uma plataforma de “controle de nuvem” orientada por Big Data, que deverá aumentar a velocidade média do tráfego em cerca de 20 a 30%. Provavelmente, isso tem algo a ver com coordenar os níveis de congestionamento em toda a rodovia, “informando” os carros autônomos quanto mais rápido – ou talvez mais devagar – eles podem ir. A velocidade máxima na rodovia ainda não foi especificada, embora, de acordo com o vice-governador de Zhejiang, Gao Xingfu, ela seja determinada com base em novos progressos na pesquisa e desenvolvimento do projeto.

Dizem que as equipes encarregadas do planejamento e da eventual construção da rodovia autônoma planejam instalar painéis solares e outras instalações de energia fotovoltaica, a fim de permitir métodos de carregamento de plug-in para todo e qualquer veículo elétrico. A longo prazo, diz-se que o objetivo final é a adição de recursos de carregamento sem fio para que os veículos nem precisem ser parados antes que possam recarregar suas baterias a bordo.

Levará alguns anos para que a construção termine, mas espera-se que termine algum tempo antes da abertura dos Jogos Asiáticos de 2022, que será realizada em Hangzhou, na China. Hangzhou é a capital de Zhejiang e serve como o centro cultural, econômico e político da região. Até agora, parece que muitos dos recursos planejados para a rodovia autônoma serão muito convenientes para veículos e motoristas.

About Author

Fechar